Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral


Philodendros



LCF5876
Computação no Ambiente R

Disciplina
Conteúdo
Histórico
lcf5876:start
  <html><font face=“Times New Roman” size=“5” align=“center”>LCF-5876 Computação no Ambiente R:<br>Aplicações em Ecologia<br> e Recursos Florestais <br></font></html> R logo



Programa

A disciplina LCF-5876 Computação no Ambiente R: Aplicações em Ecologia e Recursos Florestais faz parte do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais do Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP), campus de Piracicaba.


Objetivos

O objetivo da disciplina é desenvolver proficiência em computação no ambiente R para a implementação de métodos quantitativos na pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Ecologia e Recursos Florestais.


Justificativa

A abordagem quantitativa é um aspecto fundamental da pesquisa científica contemporânea. A utilização de métodos quantitativos é quase uma obrigatoriedade na pesquisa em Ecologia e em Recursos Florestais, ainda que o foco da pesquisa não seja necessariamente quantitativo. Assim, a formação de pesquisadores nessas áreas exige o desenvolvimento da proficiência numa ferramenta adequada à implementação dos métodos quantitativos.

O ambiente computacional R é um excelente sistema computacional para implementação dos diversos métodos quantitativos nessas áreas, pois permite a implementação não só de métodos numéricos e gráficos de análise de dados, como também de métodos de simulação. Outras vantagens do ambiente R são: é um ambiente computacional interativo, possui uma linguagem flexível e poderosa, é ambiente de código aberto, tem distribuição pública e gratuita, tem uma ampla gama de métodos quantitativos já implementada no módulo básico e possui um grande número de bibliotecas de funções adicionais para realização da análise de dados e simulação em áreas específicas de conhecimento.


A Disciplina

  • Instrutor: João Luís Ferreira Batista – Laboratório de Biometria e Mensuração Florestal – Centro de Métodos Quantitativos (3447-6641 – batista.jlf@usp.br).
  • Programa: Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais, Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.
  • Oferecimento: Anualmente em 15 semanas no primeiro semestre do ano.
  • Oferecimento em 2018: de 05/03 a 25/06/2018.
  • Aulas: Às segundas-feiras das 8:00 às 12:00.
  • Horas de Estudo: 8 horas por semana.
  • Local: Departamento de Ciências Florestais, ESALQ, USP

Histórico

Essa disciplina foi criada com base na experiência da disciplina BIE-5782 Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos, oferecida no Instituto de Biociências da USP, São Paulo.

Apesar de algumas diferenças de conteúdo, o objetivo do seu oferecimento na ESALQ-USP, Piracicaba, é torná-la mais facilmente acessível a um número maior de estudantes de pós-graduação.




lcf5876/start.txt · Última modificação: 2022/11/24 14:13 por 127.0.0.1