- Home
-
- METRVM
-
- Equipamentos
-
- Medição da Altura
-
- Disciplinas: Pós-graduação
- Acesso Restrito
-
—————————————–
—————————————–
—————————————–
—————————————–
Essa é uma revisão anterior do documento!
| <html><br><p><font face=“Times New Roman” size=“6” align=“center”>LCF0500 Fundamentos de Biometria Florestal</font></p></html> | |
O objetivo desse site é servir de apoio ao lecionamento da disciplina LCF0500 Fundamentos de Biometria Florestal, oferecida como disciplina optativa no curso de graduação em Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), Universidade de São Paulo em Piracicaba.
Adquirir os fundamentos da construção de modelos empíricos aplicados à mensuração e ao manejo de florestas nativas e plantadas, compreendendo os princípios e os métodos biométricos de construção. Adquirir proficiência num ambiente de programação de análise de dados (R) que permita construir modelos empíricos simples a partir de dados de mensuração florestal.
A utilização de modelos quantitativos é inerente às práticas de Mensuração Florestal e de Manejo Florestal, uma vez que essas atividades lidam com algumas grandezas das árvores e das florestas que não podem ser medidas. Assim, a construção de modelos empíricos é frequentemente um pré-requisito que garante a boa qualidade tanto dos levantamentos e inventários florestais quanto dos planos de manejo de florestas plantadas e nativas.