Linguagem de Programação S

Fundamentos e Aplicações em Recursos Florestais

OBJETIVO

Esse curso é destinado aos interessados em aprender a linguagem de programação S, que é a linguagem utilizada para a programação no ambiente computacional R.

É comum que haja uma certa confusão entre a linguagem S e o ambiente R, por esse ser o ambiente computacional mais difundido para utilização da linguagem. O foco do curso é a linguagem S, logo os aspectos computacionais ligados ao uso do ambiente R, como por exemplo a interface de trabalho, não são tratados nele.


ABORDAGEM

Inicialmente, a linguagem S é apresentada em sua estrutura e operações básicas como linguagem de programação, sem preocupação de sua aplicação na modelagem quantitativa ou estatística. Numa segunda estapa, não apresentadas de maneira rápida e superficial as ferramentas estatísticas básicas disponíveis na linguaguem. São apresentados como exemplo de aplicação problemas e dados da área de Recursos Florestais.

O curso se restringe à linguagem S básica e seu uso, nenhuma menção é feita a pacotes como tidyverse ou a APIs. Os pacotes apresentados são relativos apenas às ferramentas quantitativas e estatísticas.

PRÉ-REQUISITOS

Nenhum pré-requisito é assumido para a apresentação da linguagem S. A apresentação das ferramentas estatísticas, sendo rápida e superficial, assume o conhecimento dos respectivos métodos e técnicas.

SYLLABVS

Estrutura e Funcionamento da Linguagem **S**

Algumas Técnicas Estatísticas

Noções de Programação


HISTÓRICO

Esse curso foi elaborado com base na experiência e no material didático da disciplina LCF5876 Computação no Ambiente R: Aplicações em Ecologia e Recursos Florestais, lecionada de 2010 a 2020 no programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais, Departamento de Ciências Florestais, ESALQ, Universidade de São Paulo.