~~NOTOC~~ | [[http://cmq.esalq.usp.br/Philodendros/doku.php?id=lcf0410:start&do=login|{{:figs:celtic52_large.gif?nolink&80|}}]] | Curso de Engenharia Florestal
ESALQ - USP
LCF0510 Inventário Florestal | [[lcf0410:historico:2015:start|{{:figs:labe-tree-of-life.jpg?nolink&80|}}]] | | SYLLABVS 2019 - Versão 2 ||| **OBJETIVOS**\\ Capacitar o aluno a realizar o levantamento quantitativo e qualitativo dos recursos florestais de modo a fornecer informações para a tomada de decisões no manejo de florestas nativas e implantadas. Será dada ênfase aos sistemas de amostragem e às relações da floresta com o meio ambiente. **INSTRUTORES**\\ * **Hilton Thadeu Z. do Couto (HT)** (Departamento de Ciências Florestais - ESALQ - USP) * **fone:** (19) 3447-6651 - **email:** ''htzcouto@usp.br'' * **João Luís Ferreira Batista (JB)** (Departamento de Ciências Florestais - ESALQ - USP) * **fone:** (19) 3447-6641 - **email:** ''batista.jlf@usp.br'' **CRONOGRAMA DAS AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS**\\ ^ Dia/Mês ^ Aula ^ Tema da Aula ^ Leituras ^^ Instrutor ^ ^ ^ ^ ^ Obrigatória ^ Complementar ^ ^ | 05/08 | 01 | Apresentação da Disciplina\\ Métodos Arbustimétricos | **LT-9** | | JB | | 12/08 | 02 | Tamanho e Forma de Parcela | **LT-9** | **L1-9** **L2** | JB | | 19/08 | 03 | //**Excursão 1: Faz. Nova Java - Rio das Pedras (Saída às 7:00)**// |||| | 26/08 | 04 | Arbustimetria Preditiva: Índice de Sítio | **LT-8.5** **LT-11.2** | **L3-2** **L6-17.3** | JB | ^ ^ ^ ^ ^ ^ ^ | 02/09 | -- ^ //Semana da Pátria - Recesso Escolar// ^^^^ | 09/09 | 05 | Arbustimetria Preditiva: Modelos | **LT-11.3--11.4** | **L1-15.1--15.15**\\ **L3-4.1--4.4** | JB | | 16/09 | 06 | //**Excursão 2: Estação de Itatinga (Saída às 7:00)**// |||| | 23/09 | 07 | Estatísticas Florestais | | | HT | | 30/09 | 08 | Definição e tipos de Inventário Florestal\\ Aplicação no Manejo Florestal | **LT-12--13** | **L8-1** | HT | ^ ^ ^ ^ ^ ^ ^ | 07/10 | -- ^ //Semana Luiz de Queiroz: Sem Aula// ^^^^ | 14/10 | 09 | Pesquisa de Opinião Pública\\ Aplicação Social | | | HT | | 21/10 | 10 | //**Excursão 3: Suzano Papel e Celulose - Limeira (Saída às 8:00)**// |||| | 28/10 | -- | //Dia do Funcionário Público - Feriado Escolar// |||| ^ ^ ^ ^ ^ ^ ^ | 04/11 | 11 | Planejamento de Inventário | | **L7** **L6-11** | HT | | 11/11 | 12 | Fundamentos de Silvimetria: Amost. Aleatória Simples, Amost. Sistemática | **LT-13** **LT-14.1--14.2** | **L1-8.1--8.26** **L6-12.1--12.10** | JB | | 18/11 | 13 | Amostragem Estratificada | **LT-14.3** | **L6-12.7** | JB | | 25/11 | 14 | Estimador de Razão\\ Inv. Florestal Urbano | **LT-15.1** | **L9-6** | JB | ^ ^ ^ ^ ^ ^ ^ | 02/12 | 15 | **//SEGUNDA PROVA: Silvimetria//** |||| **LEITURA OBRIGATÓRIA**\\ * **Livro Texto (LT)**: Batista, J.L.F.; Couto, H.T.Z. do; Silva Filho, D.F.da 2014 __Quantificação de Recursos Florestais: Árvores, Arvoredos e Florestas__. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. **LEITURAS COMPLEMENTARES**\\ * **L1**: Avery, T.E.; H.E. Burkhart; __Forest Mensurements__. New York: McGraw-Hill, 1983. * **L2**: Bitterlich, W. __The Relascope Idea: Relative Measurement in Forestry__. Slough: Commonwealth Agricultural Bureaux, 1984. * **L3**: Clutter, J.L.; Fortson, L.V.; Pienaar, G.H.; Blister, G.H.; Bailey, R.L. __Timber Management: a Quantitative Approach__. New York: John Wiley, 1983, 333p. * **L4**: Freese, F.; __Elementary Forest Sampling__. USDA Agricultural Handbook No. 232, Washington, D.C., 1965, 91p. * **L5**: Gomes, A. __Medição de arvoredos__. Lisboa: Livraria Sã da Costa, 1957, 413p. * **L6**: Husch, B.; C.I. Miller; T.W. Beers; 1982 __Forest Mensuration__. New York: John Wiley, 1972, 410p. * **L7**: Husch, B.; Planificación de un Inventario Forestal. Roma: FAO, 1971, 136p. * **L8**: Pélico Neto, S.; Brena, D.A.; __Inventário Florestal__. Curitiba: os autores, 1997, 316p. * **L9**: Shiver, B.D.; Borders, B.E.; __Sampling Techniques for Fores Resource Inventory__. New York: John Wiley, 1996, 356p. ---------------------------------------------------- * **Versão 1:** distribuída na primeira aula, única versão distribuída. * **Versão 2:** mudança no cronograma de aulas.