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historico:2020:avaliacao

Avaliação 2020

Como indicado na nossa programação, na edição de 2020 da disciplina a avaliação será por:

  • Participação (peso 6): presença nas atividades síncronas e participação no fórum
  • Resolução de exercícios (peso 4).

Para a parte de resolução de exercícios você pode escolher uma entre duas alternativas: uma proposta de análise de dados OU a resolução de uma lista de questões. Cada alternativa está explicada a seguir.

As duas opções de exercícios são de resolução individual. Você pode discutir suas ideias para resolver os exercícios com colegas e a equipe. Mas suas respostas devem ser originais, e de sua autoria e responsabilidade exclusivamente.

Prazos e modo de envio

  1. Prepare um único arquivo texto (.doc, docx, ods, pdf) com as suas respostas.
  2. Envie seu arquivo por meio deste formulário: https://forms.gle/eb6D6Weya6KoAcfRA
  3. Prazo para entrega: até 11 de dezembro de 2020.

Plantões

A equipe estará de plantão no nosso canal no Discord para orientar sobre o trabalho final nestes dias e horários:

  • 01/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
  • 03/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
  • 04/12: 15:30 - 18:00 h
  • 07/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
  • 08/12: 15:30 - 17:00 h
  • 09/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
  • 10/12: 15:00 - 17:00 h

Alternativa 1 - Lista de questões

Resolva TODAS as três seguintes tarefas:

Tarefa 1 (peso 5)

Escolha uma questão motivadora de qualquer um dos tutoriais para discutir. Responda à questão proposta com um ou mais argumentos que levem a uma conclusão clara. Entendemos que argumentos encadeiam assertivas de uma maneira coerente para sustentar uma conclusão, ou assertiva final. Como são questões para motivar a reflexão, com possibilidade de conclusões muito diferentes, vamos avaliar seu argumento escrito quanto à consistência, clareza e fundamentação:

  • Um texto consistente encadeia suas assertivas de maneira coerente, o que estabelece vínculos entre as ideias apresentadas.
  • Um texto claro permite ao leitor compreender a mensagem pretendida pelo autor, sem dificuldades e sem ambiguidade.
  • Uma avaliação fundamentada usa elementos de conhecimento, de validade amplamente aceita, ou demonstrada em seu texto. No caso esperamos boa fundamentação de seu argumento nos conceitos abordados durante a disciplina.

Tarefa 2 (peso 2)

Escolha entre o exercício 205.2 OU o exercício 206.1 do notaR. Para cumprir esta tarefa você deve:

  1. Enviar pelo notaR o código do exercício escolhido.
  2. Responder à última questão dos exercício, que não demandam códigos 1). Inclua suas respostas a essas questões no arquivo de texto que você vai enviar.
  3. Para fazer o envio dos códigos da resposta pelo notaR você deve fazer login. Seu username no notaR é bie5781-NUSP, onde NUSP é seu número USP (todes que se matricularam na disciplina têm um). A senha é mesma usada para acessar este wiki.

Tarefa 3 (peso 3)

Responda a 5 das 9 perguntas de múltipla escolha deste teste.

Informe a alternativa que você escolheu para cada questão no documento do texto com as respostas. Basta criar uma seção “Respostas ao teste” e indicar “Questão X: alternativa z” e assim por diante.

Importante: Nesta tarefa você deve indicar a alternativa INCORRETA para cada questão. Leia com atenção as instruções do teste

Alternativa 2 - Projeto de Análise de dados

Escolha uma pergunta científica para responder com a ajuda da abordagem de modelos estatísticos. Procure dar preferência a uma pergunta que seja relevante ao seu projeto de pesquisa. Responda à questões abaixo. Suas respostas serão avaliadas pelos mesmos critérios de avaliação de argumentação, descritos no item da tarefa 1.

a) Contexto
  1. Qual pergunta científica você está interessada (o/e)?
  2. Existe uma hipótese a ser testada?
b) Conjunto de dados
  1. Qual conjunto de dados é necessário para testar sua pergunta? Descreva brevemente como esse dados devem ser coletados (ou foram coletados), e quais as características de seu conjunto de dados (por exemplo, existência de outliers, diferença entre idade e/ou sexo, etc.).
  2. Quais procedimentos devem ser feitos para ajustar e comparar os modelos?
c) Modelos estatísticos
  1. Descreva brevemente os modelos estatísticos e a abordagem a ser testada, em palavras ou em linguagem matemática ou na sintaxe do R (ou com uma combinação destas ;-) ).
d) Planejamento da discussão
  1. Como interpretar o resultado da comparação entre os modelos?
  2. Existe algum outro estudo similar que utilizou uma abordagem semelhante?
  3. Existe algum teste da estatística frequentista que poderia ser utilizado para responder sua pergunta? Qual a vantagem da abordagem de modelos para o seu caso específico?
1)
São o item 6 do exercício 205.2 ou a pergunta final do item 8 exercício 206.1
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