Tabela de conteúdos
Avaliação 2020
Como indicado na nossa programação, na edição de 2020 da disciplina a avaliação será por:
- Participação (peso 6): presença nas atividades síncronas e participação no fórum
- Resolução de exercícios (peso 4).
Para a parte de resolução de exercícios você pode escolher uma entre duas alternativas: uma proposta de análise de dados OU a resolução de uma lista de questões. Cada alternativa está explicada a seguir.
As duas opções de exercícios são de resolução individual. Você pode discutir suas ideias para resolver os exercícios com colegas e a equipe. Mas suas respostas devem ser originais, e de sua autoria e responsabilidade exclusivamente.
Prazos e modo de envio
- Prepare um único arquivo texto (.doc, docx, ods, pdf) com as suas respostas.
- Envie seu arquivo por meio deste formulário: https://forms.gle/eb6D6Weya6KoAcfRA
- Prazo para entrega: até 11 de dezembro de 2020.
Plantões
A equipe estará de plantão no nosso canal no Discord para orientar sobre o trabalho final nestes dias e horários:
- 01/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
- 03/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
- 04/12: 15:30 - 18:00 h
- 07/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
- 08/12: 15:30 - 17:00 h
- 09/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
- 10/12: 15:00 - 17:00 h
Alternativa 1 - Lista de questões
Resolva TODAS as três seguintes tarefas:
Tarefa 1 (peso 5)
Escolha uma questão motivadora de qualquer um dos tutoriais para discutir. Responda à questão proposta com um ou mais argumentos que levem a uma conclusão clara. Entendemos que argumentos encadeiam assertivas de uma maneira coerente para sustentar uma conclusão, ou assertiva final. Como são questões para motivar a reflexão, com possibilidade de conclusões muito diferentes, vamos avaliar seu argumento escrito quanto à consistência, clareza e fundamentação:
- Um texto consistente encadeia suas assertivas de maneira coerente, o que estabelece vínculos entre as ideias apresentadas.
- Um texto claro permite ao leitor compreender a mensagem pretendida pelo autor, sem dificuldades e sem ambiguidade.
- Uma avaliação fundamentada usa elementos de conhecimento, de validade amplamente aceita, ou demonstrada em seu texto. No caso esperamos boa fundamentação de seu argumento nos conceitos abordados durante a disciplina.
Tarefa 2 (peso 2)
Escolha entre o exercício 205.2 OU o exercício 206.1 do notaR. Para cumprir esta tarefa você deve:
- Enviar pelo notaR o código do exercício escolhido.
- Responder à última questão dos exercício, que não demandam códigos 1). Inclua suas respostas a essas questões no arquivo de texto que você vai enviar.
- Para fazer o envio dos códigos da resposta pelo notaR você deve fazer login. Seu username no notaR é
bie5781-NUSP
, ondeNUSP
é seu número USP (todes que se matricularam na disciplina têm um). A senha é mesma usada para acessar este wiki.
Tarefa 3 (peso 3)
Responda a 5 das 9 perguntas de múltipla escolha deste teste.
Informe a alternativa que você escolheu para cada questão no documento do texto com as respostas. Basta criar uma seção “Respostas ao teste” e indicar “Questão X: alternativa z” e assim por diante.
Importante: Nesta tarefa você deve indicar a alternativa INCORRETA para cada questão. Leia com atenção as instruções do teste
Alternativa 2 - Projeto de Análise de dados
Escolha uma pergunta científica para responder com a ajuda da abordagem de modelos estatísticos. Procure dar preferência a uma pergunta que seja relevante ao seu projeto de pesquisa. Responda à questões abaixo. Suas respostas serão avaliadas pelos mesmos critérios de avaliação de argumentação, descritos no item da tarefa 1.
a) Contexto
- Qual pergunta científica você está interessada (o/e)?
- Existe uma hipótese a ser testada?
b) Conjunto de dados
- Qual conjunto de dados é necessário para testar sua pergunta? Descreva brevemente como esse dados devem ser coletados (ou foram coletados), e quais as características de seu conjunto de dados (por exemplo, existência de outliers, diferença entre idade e/ou sexo, etc.).
- Quais procedimentos devem ser feitos para ajustar e comparar os modelos?
c) Modelos estatísticos
- Descreva brevemente os modelos estatísticos e a abordagem a ser testada, em palavras ou em linguagem matemática ou na sintaxe do R (ou com uma combinação destas ).
d) Planejamento da discussão
- Como interpretar o resultado da comparação entre os modelos?
- Existe algum outro estudo similar que utilizou uma abordagem semelhante?
- Existe algum teste da estatística frequentista que poderia ser utilizado para responder sua pergunta? Qual a vantagem da abordagem de modelos para o seu caso específico?