2009 - BIE 5781 Modelagem Estatística para Ecologia e Recursos Naturais

Nosso Mapa Conceitual

Nosso Mapa Conceitual

O mapa conceitual parte de um comando generalizado em linguagem R, que resume a ligação entre modelos e dados, por meio da função de verossimilhança.

Os modelos são variáveis aleatórias, cujos parâmetros são funções de variáveis explicativas. A plausibilidade dos modelos, condicionada aos dados, é expressa pela função de verossimilhança. Os coeficientes mais plausíveis dos modelos são obtidos maximizando-se a função de verossimilhança, com técnicas de otimização numérica.


Professores

Responsáveis

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 email <- paste("parsival","usp.br",sep="@") 

Colaboradores

Objetivos

  1. Compreender os procedimentos para construção de modelos quantitativos por meio do princípio de verossimilhança;
  2. Compreender os conceitos teóricos que fundamentam esses procedimentos;
  3. Executar esses procedimentos com a linguagem R.

Pré-Requisitos

Conhecimento básico da linguagem R.

A página da disciplina de introdução ao R da Pós-Graduação em Ecologia da USP tem apostilas, tutoriais, exercícios e sugestões de leituras para o estudo da linguagem.

Conteúdo

Metodologia de Ensino

Avaliação

Critérios

Participação nas atividades

O pré-requisito é a presença nas atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições nas aulas teóricas e de discussão. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para estudo por meio de leitura e tutoriais. Espera-se que você leia os textos, faça os tutoriais e reflita sobre ele antes de cada aula, e que isso resulte em contribuições efetivas às discussões em sala.

Prova

Haverá uma prova com questões objetivas sobre a matéria de todas as aulas, exceto a última (fundamentação teórica).

Discussão da Prova

Trabalho final

Um ensaio de no máximo 2.000 palavras, sobre o impacto em sua pesquisa de um dos conceitos e/ou procedimentos abordados na disciplina. O ensaio deve ser escrito para colegas de sua área que não conhecem o assunto, com:

PRAZO

O prazo para enviar o ensaio por correio eletrônico aos professores responsáveis é 30 de junho de 2009.

Cálculos

Pesos

Conceito Final

Planilha de notas

notas finais

Local e Horário

Horário das aulas

Salas de Aula

As aulas téoricas ocorrerão nas seguintes salas do Instituto de Biologia da USP:

Programação

DiaPeríodoAtividadeLocalTemaLeitura
01/06MAula Teor. Minas-3 Apresentação da disciplina e introdução à modelagem estatística Hilborn & Mangel cap.1, Johnson & Omland 2004
01/06TAula Teor. Minas-3 Variáveis aleatórias discretas Otto & Day pp. 513-536
02/06M&TEstudo ind. Variáveis aleatórias discretas
03/06MDiscussão AG-Bot Variáveis aleatórias discretas
03/06TAula Teor. AG-Bot Variáveis aleatórias contínuas Otto & Day pp. 536-558
04/06M&TEstudo ind. Variáveis aleatórias contínuas
05/06MDiscussão Minas-1 Variáveis aleatórias contínuas
05/06TAula Teor. Minas-1 Função de Verossimilhança Batista 2009, Hobbs & Hilborn 2006 apêndice A
08/06MDiscussão Minas-3 Função de Verossimilhança
08/06TAula Teor. Minas-3 Ajuste de distribuições
Seleção de modelos
Bolker pp. 169-176, Vismara 2009 pp. 12-26, opcionais: Anderson 2008 caps.2 e 3
09/06M&TEstudo ind. Ajuste de distribuições
Seleção de modelos
10/06MDiscussão CD-5 Ajuste de distribuições
Seleção de modelos
10/06TAula Teor. CD-5 Modelos Gaussianos Bolker pp.298-308, Batista 2008
15/06M&TEstudo ind. Modelos Gaussianos
16/06MAula Teor. Minas-3 Modelos Poisson e Binomial Bolker pps. 182-184, 201-208, 308-312, Faraway 2006 cap. 2 (opcional)
16/06TDiscussão Minas-3 Modelos Gaussianos
17/06M&TEstudo ind. Modelos Poisson e Binomial
18/06MDiscussão AG-Zoo Modelos Poisson e Binomial
18/06TAula Teor. AG-Zoo Fundamentação teórica Lewin Koh et al. 2004, Hilborn & Mangel cap.2, Royall 2007, Hobbs & Hilborn 2006
19/06M Prova AG-Bot Toda a matéria até aqui, exceto fundamentação teórica
19/06MPalestra AG-Bot Otimização Bolker cap. 7 (opcional)
19/06TDiscussão AG-Bot Fundamentação Teórica

Bibliografia

Leituras Básicas para as Aulas

Nota

A Resolução 5213 da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela.

Leituras Adicionais