====== Avaliação 2020 ======
Como [[http://cmq.esalq.usp.br/BIE5781/doku.php?id=historico:2020:syllabus#avaliacao|indicado na nossa programação]], na edição de 2020 da disciplina a avaliação será por:
* Participação (peso 6): presença nas atividades síncronas e participação no fórum
* Resolução de exercícios (peso 4).
Para a parte de resolução de exercícios você pode escolher uma entre duas alternativas: uma proposta de análise de dados OU a resolução de uma lista de questões. Cada alternativa está explicada a seguir.
As duas opções de exercícios são de **resolução individual**. Você pode discutir suas ideias para resolver os exercícios com colegas e a equipe. Mas suas respostas devem ser originais, e de sua autoria e responsabilidade exclusivamente.
===== Prazos e modo de envio =====
- Prepare um único arquivo texto (.doc, docx, ods, pdf) com as suas respostas.
- Envie seu arquivo por meio deste formulário: [[https://forms.gle/eb6D6Weya6KoAcfRA]]
- Prazo para entrega: até **11 de dezembro de 2020**.
===== Plantões =====
A equipe estará de plantão no nosso canal no //Discord// para orientar sobre o trabalho final nestes dias e horários:
* 01/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
* 03/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
* 04/12: 15:30 - 18:00 h
* 07/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
* 08/12: 15:30 - 17:00 h
* 09/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h
* 10/12: 15:00 - 17:00 h
===== Alternativa 1 - Lista de questões =====
Resolva **TODAS** as três seguintes tarefas:
==== Tarefa 1 (peso 5)====
Escolha uma questão motivadora de qualquer um dos tutoriais para discutir. Responda à questão proposta com um ou mais argumentos que levem a uma conclusão clara. Entendemos que argumentos encadeiam assertivas de uma maneira coerente para sustentar uma conclusão, ou assertiva final. Como são questões para motivar a reflexão, com possibilidade de conclusões muito diferentes, vamos avaliar seu argumento escrito quanto à consistência, clareza e fundamentação:
* Um texto consistente encadeia suas assertivas de maneira coerente, o que estabelece vínculos entre as ideias apresentadas.
* Um texto claro permite ao leitor compreender a mensagem pretendida pelo autor, sem dificuldades e sem ambiguidade.
* Uma avaliação fundamentada usa elementos de conhecimento, de validade amplamente aceita, ou demonstrada em seu texto. No caso esperamos boa fundamentação de seu argumento nos conceitos abordados durante a disciplina.
==== Tarefa 2 (peso 2)====
Escolha entre o exercício [[http://www.lage.ib.usp.br/notar/exercicio.php?exerc=53|205.2]] OU o exercício [[http://www.lage.ib.usp.br/notar/exercicio.php?exerc=59|206.1]] do notaR. Para cumprir esta tarefa você deve:
- Enviar pelo notaR o código do exercício escolhido.
- Responder à última questão dos exercício, que não demandam códigos ((São o item **6** do exercício 205.2 ou a pergunta final do item **8** exercício 206.1)). Inclua suas respostas a essas questões no arquivo de texto que você vai enviar.
- Para fazer o envio dos códigos da resposta pelo notaR você deve fazer login. Seu username no notaR é ''bie5781-NUSP'', onde ''NUSP'' é seu número USP (todes que se matricularam na disciplina têm um). A senha é mesma usada para acessar este wiki.
==== Tarefa 3 (peso 3)====
Responda a 5 das 9 perguntas de múltipla escolha {{ :historico:2020:teste2020.pdf |deste teste}}.
Informe a alternativa que você escolheu para cada questão no documento do texto com as respostas. Basta criar uma seção "Respostas ao teste" e indicar "Questão X: alternativa z" e assim por diante.
**Importante**: Nesta tarefa você deve indicar a alternativa INCORRETA para cada questão. Leia com atenção as instruções do teste
===== Alternativa 2 - Projeto de Análise de dados =====
Escolha uma pergunta científica para responder com a ajuda da abordagem de modelos estatísticos. Procure dar preferência a uma pergunta que seja relevante ao seu projeto de pesquisa. Responda à questões abaixo. Suas respostas serão avaliadas pelos mesmos critérios de avaliação de argumentação, descritos no item da tarefa 1.
== a) Contexto ==
- Qual pergunta científica você está interessada (o/e)?
- Existe uma hipótese a ser testada?
== b) Conjunto de dados ==
- Qual conjunto de dados é necessário para testar sua pergunta? Descreva brevemente como esse dados devem ser coletados (ou foram coletados), e quais as características de seu conjunto de dados (por exemplo, existência de //outliers//, diferença entre idade e/ou sexo, etc.).
- Quais procedimentos devem ser feitos para ajustar e comparar os modelos?
== c) Modelos estatísticos ==
- Descreva brevemente os modelos estatísticos e a abordagem a ser testada, em palavras ou em linguagem matemática ou na sintaxe do R (ou com uma combinação destas ;-) ).
== d) Planejamento da discussão==
- Como interpretar o resultado da comparação entre os modelos?
- Existe algum outro estudo similar que utilizou uma abordagem semelhante?
- Existe algum teste da estatística frequentista que poderia ser utilizado para responder sua pergunta? Qual a vantagem da abordagem de modelos para o seu caso específico?