====== Avaliação 2020 ====== Como [[http://cmq.esalq.usp.br/BIE5781/doku.php?id=historico:2020:syllabus#avaliacao|indicado na nossa programação]], na edição de 2020 da disciplina a avaliação será por: * Participação (peso 6): presença nas atividades síncronas e participação no fórum * Resolução de exercícios (peso 4). Para a parte de resolução de exercícios você pode escolher uma entre duas alternativas: uma proposta de análise de dados OU a resolução de uma lista de questões. Cada alternativa está explicada a seguir. As duas opções de exercícios são de **resolução individual**. Você pode discutir suas ideias para resolver os exercícios com colegas e a equipe. Mas suas respostas devem ser originais, e de sua autoria e responsabilidade exclusivamente. ===== Prazos e modo de envio ===== - Prepare um único arquivo texto (.doc, docx, ods, pdf) com as suas respostas. - Envie seu arquivo por meio deste formulário: [[https://forms.gle/eb6D6Weya6KoAcfRA]] - Prazo para entrega: até **11 de dezembro de 2020**. ===== Plantões ===== A equipe estará de plantão no nosso canal no //Discord// para orientar sobre o trabalho final nestes dias e horários: * 01/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h * 03/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h * 04/12: 15:30 - 18:00 h * 07/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h * 08/12: 15:30 - 17:00 h * 09/12: 09:00-11:30 e 14:00- 17:00 h * 10/12: 15:00 - 17:00 h ===== Alternativa 1 - Lista de questões ===== Resolva **TODAS** as três seguintes tarefas: ==== Tarefa 1 (peso 5)==== Escolha uma questão motivadora de qualquer um dos tutoriais para discutir. Responda à questão proposta com um ou mais argumentos que levem a uma conclusão clara. Entendemos que argumentos encadeiam assertivas de uma maneira coerente para sustentar uma conclusão, ou assertiva final. Como são questões para motivar a reflexão, com possibilidade de conclusões muito diferentes, vamos avaliar seu argumento escrito quanto à consistência, clareza e fundamentação: * Um texto consistente encadeia suas assertivas de maneira coerente, o que estabelece vínculos entre as ideias apresentadas. * Um texto claro permite ao leitor compreender a mensagem pretendida pelo autor, sem dificuldades e sem ambiguidade. * Uma avaliação fundamentada usa elementos de conhecimento, de validade amplamente aceita, ou demonstrada em seu texto. No caso esperamos boa fundamentação de seu argumento nos conceitos abordados durante a disciplina. ==== Tarefa 2 (peso 2)==== Escolha entre o exercício [[http://www.lage.ib.usp.br/notar/exercicio.php?exerc=53|205.2]] OU o exercício [[http://www.lage.ib.usp.br/notar/exercicio.php?exerc=59|206.1]] do notaR. Para cumprir esta tarefa você deve: - Enviar pelo notaR o código do exercício escolhido. - Responder à última questão dos exercício, que não demandam códigos ((São o item **6** do exercício 205.2 ou a pergunta final do item **8** exercício 206.1)). Inclua suas respostas a essas questões no arquivo de texto que você vai enviar. - Para fazer o envio dos códigos da resposta pelo notaR você deve fazer login. Seu username no notaR é ''bie5781-NUSP'', onde ''NUSP'' é seu número USP (todes que se matricularam na disciplina têm um). A senha é mesma usada para acessar este wiki. ==== Tarefa 3 (peso 3)==== Responda a 5 das 9 perguntas de múltipla escolha {{ :historico:2020:teste2020.pdf |deste teste}}. Informe a alternativa que você escolheu para cada questão no documento do texto com as respostas. Basta criar uma seção "Respostas ao teste" e indicar "Questão X: alternativa z" e assim por diante. **Importante**: Nesta tarefa você deve indicar a alternativa INCORRETA para cada questão. Leia com atenção as instruções do teste ===== Alternativa 2 - Projeto de Análise de dados ===== Escolha uma pergunta científica para responder com a ajuda da abordagem de modelos estatísticos. Procure dar preferência a uma pergunta que seja relevante ao seu projeto de pesquisa. Responda à questões abaixo. Suas respostas serão avaliadas pelos mesmos critérios de avaliação de argumentação, descritos no item da tarefa 1. == a) Contexto == - Qual pergunta científica você está interessada (o/e)? - Existe uma hipótese a ser testada? == b) Conjunto de dados == - Qual conjunto de dados é necessário para testar sua pergunta? Descreva brevemente como esse dados devem ser coletados (ou foram coletados), e quais as características de seu conjunto de dados (por exemplo, existência de //outliers//, diferença entre idade e/ou sexo, etc.). - Quais procedimentos devem ser feitos para ajustar e comparar os modelos? == c) Modelos estatísticos == - Descreva brevemente os modelos estatísticos e a abordagem a ser testada, em palavras ou em linguagem matemática ou na sintaxe do R (ou com uma combinação destas ;-) ). == d) Planejamento da discussão== - Como interpretar o resultado da comparação entre os modelos? - Existe algum outro estudo similar que utilizou uma abordagem semelhante? - Existe algum teste da estatística frequentista que poderia ser utilizado para responder sua pergunta? Qual a vantagem da abordagem de modelos para o seu caso específico?