~~NOTOC~~ ====== Modelos em Ecologia e Recursos Florestais ====== A construção de modelos, ou //modelagem//, é um aspecto chave na pesquisa científica e no gerenciamento de recursos naturais. Para discutirmos como esse processo pode ser desenvolvido na pesquisa Ecológica e de Recursos Florestais é necessário estabelecer uma terminologia assentada tanto em conceitos ecológicos quanto em conceitos matemáticos e estatísticos. Esse é o objetivo desse tópico na disciplina. Esse tópico é desenvolvido na forma de aula expositiva e leitura e discussão do texto de leitura. ====== Conceitos ====== * Sistemas de Estudo * Variável Resposta * Modelo * Modelo Estocástico * Parâmetros * Modelos Empíricos * População Material * População Matemática * Unidade Amostral * Amostra Material * Amostra Matemática ====== Recursos para Estudo ====== ===== Leituras ===== * Hilborn, R. & Mangel, M. (1997). The Ecological Detective – Confronting Models with Data. Princeton, Princeton University Press. * **[[:leituras:leituras#modelos_em_ecologia_e_recursos_florestais|Capítulo 1: An Ecological Scenario and the Tools of the Ecological Detective]]**. * **[[:leituras:leituras#modelos_em_ecologia_e_recursos_florestais|Capítulo 2: Altenative Views of the Scientific Method and Modeling]]**. * [[:leituras:leituras#modelos_em_ecologia_e_recursos_florestais|Johnson, J. B. & Omland, K. S. (2004). Model selection in ecology and evolution. Trends in Ecology and Evolution 19:101-108.]] ===== Na internet ===== * A estatística Galit Schmuéli pesquisa a importante distinção entre [[http://www.galitshmueli.com/content/explain-or-predict|previsão e explicação]], na estatística e em diferentes disciplinas da ciência. Veja também o [[http://arxiv.org/pdf/1101.0891|artigo]] da autora a respeito. ==== A crise de reprodutibilidade ==== * [[https://fivethirtyeight.com/features/science-isnt-broken| Science is not broken]], um post que dá um panorama da crise. Tem um gráfico interativo para ilustrar o problema de 'p-hacking' * Wasserstein, R. L., & Lazar, N. A. (2016). The ASA’s statement on p-values: context, process, and purpose. [[https://amstat.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00031305.2016.1154108?scroll=top&needAccess=true#.W-C3QKBRfMI| The American Statistician, 70(2), 129-133.]] * Gelman, A., & Loken, E. (2014). The statistical crisis in science. [[https://www.americanscientist.org/article/the-statistical-crisis-in-science|American scientist, 102(6), 460.]] * Nuzzo, R. (2014). Scientific method: statistical errors. [[https://www.nature.com/news/scientific-method-statistical-errors-1.14700|Nature News, 506(7487), 150]]. * Fraser, H., Parker, T., Nakagawa, S., Barnett, A., & Fidler, F. (2018). Questionable research practices in ecology and evolution. [[https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0200303|PloS one, 13(7), e0200303]]. \\ ----------------------------- \\